Adão Domiciano: terceira geração das artes plásticas de MT

por André Santana 15 de março de 2021 0 comentários
Maquina de escrever / MARCOS BERGAMASCO

Ecoporanga – ES, 1969

Nascido no Espírito Santo, Adão Domiciniano começa sua trajetória artística no início da década de 1980, quando chega a Cuiabá.  Em 1982, conhece o Ateliê Livre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, influenciado por Nilson Pimenta, passa a participar de exposições coletivas e do Salão Jovem Arte Mato-grossense. À época a produção remete às lavouras que fizeram parte de sua infância.

Na década de 1990 rompe com a simbologia do campo e volta-se para a temática ambiental. É também neste período que conquista seu primeiro prêmio nacional. Embora produza obras de tamanhos diversos, o artista demonstra preferência pelas telas pequenas, nas quais predominam as cores quentes e a utilização de pincéis finos, com traços e contornos bem detalhados.

Dedicando-se à pintura primitiva ou naif, o aquarelista é um dos principais representantes do estilo no Estado, sendo considerado também membro da terceira geração das artes plásticas mato-grossenses. O trabalho de Adão foi reconhecido por diferentes premiações e já foi exibido em diversos estados do Brasil, além de ter integrado exposições coletivas no exterior.

0 comentários

André Santana

André Garcia Santana (30) reside em Cuiabá desde 2012. Jornalista, Assessor de imprensa da OAB - Seccional Mato Grosso. Assessor de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, repórter no site Olhar Direto, atuou no Sesc MT e também colabora com o Almanaque Cuyabá de Cultura Popular.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

× Home Digoreste História Photos Toda Palavra Tribuna da Cidade Cuiabanômetro Loja