Nos 3.358,17 km² de área territorial, desdobram-se mais de 300 bairros em Cuiabá e cada um com suas excepcionalidades.
A história dos bairros, assim como a da cidade e a das pessoas que nela vivem, vai se transformando com o tempo e seus nomes refletem isso. Para os bairros de Cuiabá, por exemplo, dois tipos de nomes são usados hoje: os oficiais e os populares.
O nome oficial é o da época da aprovação do loteamento do bairro ou dado por lei, depois que aquela região já estava ocupada: Baú, Lixeira, Areão e daí por diante.
Os nomes populares são aqueles comumente chamados e os que, mesmo tendo um nome legal, a comunidade ainda cultua o nome antigo, como é o caso de Terceiro, Várzea Ana Poupina, Barcelo, Quarta-Feira, Lava-pés, Mundéo e Mundeuzinho, entre outros.
A origem dos nomes está ligada a alguma característica física ou cultural do lugar, como a um santo de devoção, a data de criação ou ocupação do bairro, ao nome do proprietário da área, a cidades e países e aqueles que contemplam aspectos ambientais, como Bosque da Saúde, Recanto das Garças, etc.
O conteúdo produzido pela equipe do Almanaque Cuyabá aborda a historicidade cuiabana com textos de jornalistas e autores consagrados. Pela idoneidade das fontes e pelo valor histórico dos conteúdos publicados, o Almanaque é reconhecido como verdadeiro baú da memória cuiabana.
Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas - e contratado pelo PSL - indicou que Luis Inácio...
Ao contrário do que acontecia em anos anteriores, neste ano o voto na legenda pode acabar...
O ministro Edson Fachin , do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que vê com "grande...