A saga dos nomes oficiais e populares

por Editoria 7 de maio de 2021 0 comentários
O Distrito do Coxipó é considerado o primeiro núcleo de povoamento não indígena da cidade de Cuiabá por onde passaram os bandeiras (bandeirantes) entre os anos de 1673 e 1682, quando Pascal Moreira Cabral lavrou a ata de fundação do pequeno arraial da For / Album Gráfico do Estado de Mato Grosso - UFMT

Nos 3.358,17 km² de área territorial, desdobram-se mais de 300 bairros em Cuiabá e cada um com suas excepcionalidades. 
A história dos bairros, assim como a da cidade e a das pessoas que nela vivem, vai se transformando com o tempo e seus nomes refletem isso. Para os bairros de Cuiabá, por exemplo, dois tipos de nomes são usados hoje: os oficiais e os populares. 
O nome oficial é o da época da aprovação do loteamento do bairro ou dado por lei, depois que aquela região já estava ocupada: Baú, Lixeira, Areão e daí por diante.
Os nomes populares são aqueles comumente chamados e os que, mesmo tendo um nome legal, a comunidade ainda cultua o nome antigo, como é o caso de Terceiro, Várzea Ana Poupina, Barcelo, Quarta-Feira, Lava-pés, Mundéo e Mundeuzinho, entre outros. 
A origem dos nomes está ligada a alguma característica física ou cultural do lugar, como a um santo de devoção, a data de criação ou ocupação do bairro, ao nome do proprietário da área, a cidades e países e aqueles que contemplam aspectos ambientais, como Bosque da Saúde, Recanto das Garças, etc.


0 comentários

Editoria

O conteúdo produzido pela equipe do Almanaque Cuyabá aborda a historicidade cuiabana com textos de jornalistas e autores consagrados. Pela idoneidade das fontes e pelo valor histórico dos conteúdos publicados, o Almanaque é reconhecido como verdadeiro baú da memória cuiabana.

Deixe um comentário

× Home Digoreste História Photos Toda Palavra Tribuna da Cidade Cuiabanômetro Loja