No início do século 20, assim como muitas cidades brasileiras, Cuiabá era abastecida por poços escavados nas residências e pelos córregos ou cacimbas. Em pleno centro da cidade, onde hoje está localizada a Praça Rachid Jaudy (antiga praça Santa Rita), uma famosa fonte ficou muito conhecida. A história diz que muitos recrutas ao saírem do quartel do 16º Batalhão de Caçadores (Exército), nas proximidades da praça 8 de Abril, paravam frequentemente no local para se lavar e beber água naquela bica.
O fato teria feito com que o local passasse a ser chamado de Cacimba do Soldado. A água em abundância vinha de uma fonte que abastecia o córrego Cruz das Almas, canalizado até a Avenida da Prainha, em 1909, quando das obras para implantação da avenida Generoso Ponce. Com isso, a Cacimba do Soldado ficou na história. Seo José Rachid Jaudy foi morador de grande destaque comercial do local, bem como as centenárias famílias sírio-libanesas que ali se instalaram.
O conteúdo produzido pela equipe do Almanaque Cuyabá aborda a historicidade cuiabana com textos de jornalistas e autores consagrados. Pela idoneidade das fontes e pelo valor histórico dos conteúdos publicados, o Almanaque é reconhecido como verdadeiro baú da memória cuiabana.
Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas - e contratado pelo PSL - indicou que Luis Inácio...
Ao contrário do que acontecia em anos anteriores, neste ano o voto na legenda pode acabar...
O ministro Edson Fachin , do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que vê com "grande...