Adauto Dias de Alencar, um cearense com raiz mato-grossense

por Editoria 6 de março de 2021 0 comentários
Maquina de escrever / MARCOS BERGAMASCO

Assaré-CE, 10/8/1931
Cuiabá-MT, 17/10/2013


Dono de notável produção literária, Adauto Dias de Alencar saiu ainda criança de seu estado natal, o Ceará, para firmar raízes em Mato Grosso. Entre o Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá concluiu os estudos, graduando-se no Curso Clássico da Moderna Associação Brasileira de Ensino e em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, ambas as instituições no estado fluminense.

Depois que retornou a Mato Grosso, em 1965, foi diretor de escola, promotor de Justiça; procurador fiscal; delegado regional e defensor público. Não bastasse, estudou Filosofia e lecionou latim e literatura portuguesa na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre estes múltiplos campos alicerçou os pilares de sua produção, da qual se destaca a série Roteiro Genealógico Mato-grossense. 


A GENEALOGIA MATO-GROSSENSE

Por sua rica pesquisa, ingressou na Academia Mato-grossense de Letras (AML) e no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Além disso, integrou a comissão que oficializou o Hino do Estado, em 1983. Já em 1988, foi procurador do Estado, aposentando-se desta função em 1992. Aos 83 anos faleceu de causas naturais em Cuiabá, onde seu corpo repousa. Registrar aspas? Não Imagem Nenhum arquivo selecionado Tamanho: 1170x659px Legenda da foto Autor foto Permitir comentários? Situação Ativo Biografia? Sim Pessoa Aclyse de Mattos - Escritor Destaque? © 2021 Boot Sistemas de Gestão e Marketing Bold.

0 comentários

Editoria

O conteúdo produzido pela equipe do Almanaque Cuyabá aborda a historicidade cuiabana com textos de jornalistas e autores consagrados. Pela idoneidade das fontes e pelo valor histórico dos conteúdos publicados, o Almanaque é reconhecido como verdadeiro baú da memória cuiabana.

Deixe um comentário

× Home Digoreste História Photos Toda Palavra Tribuna da Cidade Cuiabanômetro Loja