Madalena Machado, perspectivas sobre contistas mato-grossenses

por Editoria 13 de abril de 2021 0 comentários

Madalena Aparecida Machado é doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Sorbonne, na França. Professora do curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é também autora de obras como O Homem Da Pós-Modernidade: A Literatura Em Reunião e A Literatura De Ricardo Dicke: Intervenções Críticas. 

Resenhou célebres publicações de contos dos autores Severino Queirós, Cesário Prado e J.Terra (pseudônimo de Prado) em jornais como A Cruz, Correio do Estado e O Matto Grosso, entre outros. A partir de trabalhos como estes, delimita importantes perspectivas sobre contistas mato-grossenses, que demonstram, a seu ver, pelo arranjo literário, a dimensão humana captada na sociedade local no início do século XX.

Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa em Literatura Manoel de Barros e é líder do grupo de pesquisa ‘Literaturas Na Interface Entre O Clássico E O Contemporâneo’, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq) desde 2008. Seus estudos têm levado o nome de Mato Grosso a outros estados do Brasil e a países como o México, onde apresentou trabalho em 2017. 


0 comentários

Editoria

O conteúdo produzido pela equipe do Almanaque Cuyabá aborda a historicidade cuiabana com textos de jornalistas e autores consagrados. Pela idoneidade das fontes e pelo valor histórico dos conteúdos publicados, o Almanaque é reconhecido como verdadeiro baú da memória cuiabana.

Deixe um comentário

× Home Digoreste História Photos Toda Palavra Tribuna da Cidade Cuiabanômetro Loja