Dom Aquino Corrêa, o bispo mais jovem do mundo

por Editoria 12 de abril de 2021 0 comentários

Cuiabá -MT, 2/04/1985
São Paulo - SP, 22/03/1956

Popularmente conhecido por Dom Aquino ou ainda ‘Chiquinho da rua nova’, Dom Francisco de Aquino Corrêa chamou a atenção desde muito cedo pela inteligência, educação e carisma. Ainda na adolescência ingressou no sacerdócio católico, deixando a casa dos pais em 1902.Entre 1904 e 1909, estudou Filosofia e Teologia em Roma-Itália, concluindo o doutorado em ambas as ciências aos 23 anos de idade. 

Ordenado sacerdote, reza sua primeira missa na Catedral de São Pedro, no Vaticano e, finalmente, em julho de 1910, regressa a sua cidade natal. O então padre assume funções de direção no Colégio São Gonçalo até 1914, sendo, na sequência, nomeado bispo. Permaneceu nesta condição por sete anos, até se tornar arcebispo de Cuiabá. Em 1918, por conclamação do presidente do Brasil, Wenceslau Brás, assume o governo do Estado.

Ao deixar a administração estadual, voltando a condição de arcebispo, Dom Aquino passa a se dedicar integralmente à Igreja e à cultura. Fundou então a Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) chegando, em 1926 à Academia Brasileira de Letras (ABL). Intelectual, poeta, é lembrado como “orador maior de Mato Grosso”, de “espírito grandioso e elegância moral. ” 


0 comentários

Editoria

O conteúdo produzido pela equipe do Almanaque Cuyabá aborda a historicidade cuiabana com textos de jornalistas e autores consagrados. Pela idoneidade das fontes e pelo valor histórico dos conteúdos publicados, o Almanaque é reconhecido como verdadeiro baú da memória cuiabana.

Deixe um comentário

× Home Digoreste História Photos Toda Palavra Tribuna da Cidade Cuiabanômetro Loja