A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Cuiabá, guarda história de forte devoção e fé do povo cuiabano, a começar pelos escravos que a construíram, no século XVIII. Localizada no Largo do Rosário, a construção foi anexada tempos depois de construída a uma capela em homenagem a São Benedito.

A construção do monumento começou em 1725. A inauguração se deu cinco anos depois. A igreja foi levantada por um grupo de escravos compostos por negros forros e escravos libertos. Chamados de 'Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Cuiabá', a construção tem no interior um material da época, chamado de taipa de pilão.

Ficha Técnica:
Título: Igreja São Benedito
Local: Centro de Cuiabá
Tipo de Material: fotografia p&b
Ano: 1968
Reprodução: Almanaque Cuyabá
Fonte: IBGE

Igrejas tradicionais...
Não precisa ser católico e nem religioso para se interessar pelas históricas e tradicionais igrejas de Cuiabá, como escreveu acertadamente o redator do portal O Livre. Os monumentos encantam os apaixonados pela arquitetura e contam muitas histórias da cidade, cercadas de lendas que despertam a curiosidade do povo. São pontos insubstituíveis das festas típicas, do turismo e de concentração dos fiéis ao longo da história cuiabana.
Ter fé é uma devoção dos cuiabanos. É onde se pode chegar ao trono do que deseja. A crença que o compositor Roberto Carlos expressa em Fé, uma de suas letras e músicas mais cantadas e ouvidas, demonstra onde quer chegar o cantor de Cachoeiro de Itapemirim.

“...Você é meu escudo / Você pra mim é tudo / Minha fé me leva até você...”

ROBERTO CARLOS


PHOTOS

PHOTOS faz parte do projeto cultural de pesquisa da Central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá para resgatar imagens históricas da cidade, com crédito para fotógrafos, editores, instituições congêneres, entre outros.  

× Home Digoreste História Photos Toda Palavra Tribuna da Cidade Cuiabanômetro Loja