Cuiabá, herdeira de cultura trissecular

por Editoria 10 de maio de 2021 0 comentários
Localizada no centro geodésico da América do Sul, Cuiabá é o portal para o Pantanal Mato-Grossense e para Chapada dos Guimarães / PENAESTRADA

Seu passado, ainda presente nos becos e vielas do Centro Histórico, está preservado nos casarões de uma época em que o ouro aflorava em abundância nas lavras; o espírito religioso de sua gente hoje se vê retratado nas igrejas, cujos estilos variados dão-nos mostra da mais pura arquitetura daquela época. 

Banhada pelo rio homônimo, que oferece diversas formas de lazer, notadamente a pescaria, Cuiabá dele recebe também sua culinária, bastante apreciada: peixes como pacu, pintado, piraputanga e outros são a base de pratos variados e saborosíssimos. 

Seu artesanato singelo, moldado em barro, ganha reconhecimento nacional por sua qualidade; as belas redes lavradas e tecidas em teares manuais, numa atividade transmitida de mãe para filha, preservam pontos e riscados que encantam e personalizam, tornando-as singularmente admiráveis. 

As danças regionais como o cururu e o siriri embalam-se por músicas com a forte sonoridade cabocla da viola de cocho, do mocho e do ganzá, fazendo de suas apresentações momentos lúdicos de sedutora ingenuidade. 

O rasqueado, ritmo com forte influência paraguaia, hoje expressão maior e oficial da música mato-grossense, já contagia também oSul do país, mercê do esforço de nossos artistas que despertam admiração e o entusiasmo devido a uma manifestação extremamente com  originalidade cultural. 

Localizada no centro geodésico da América do Sul, Cuiabá, a capital de Mato Grosso, é também o portal para o Pantanal mato-Grossense e  Chapada dos Guimarães, dois paraísos ecológicos extraordinários pela diversidade de sua flora e fauna e pelo pitoresco de sua topografia. 

Há, de um lado, planícies inundáveis, lagos, lagoas e rios habitados por numerosos animais e pássaros; de outro lado, há paredões rochosos, cachoeiras, montanhas e vales que fazem irresistível convite a gozar a natureza... e preservá-la.

 


Fonte: texto extraído e adaptado do informativo “Cuiabá, como é bom te conhecer!” editado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, Secretaria Especial de Indústria Comércio e Turismo, PMC/Seic.

0 comentários

Editoria

O conteúdo produzido pela equipe do Almanaque Cuyabá aborda a historicidade cuiabana com textos de jornalistas e autores consagrados. Pela idoneidade das fontes e pelo valor histórico dos conteúdos publicados, o Almanaque é reconhecido como verdadeiro baú da memória cuiabana.

Deixe um comentário

× Home Digoreste História Photos Toda Palavra Tribuna da Cidade Cuiabanômetro Loja